quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Tem de tudo na Saara


Quem mora ou trabalha no Rio e nunca foi à Saara? Todo mundo, em algum momento da vida, precisou passar pela Rua da Alfândega e adjacências para comprar uma coisinha. Eu curto dar umas voltas por lá. O melhor é que você vai a uma loja para comprar um bocal específico do abajur do modelo A da marca Y e... Encontra! Aí, percebe que também precisa comprar o filtro modelo XPTO da loja ao lado. É um passeio capitalista que tem o poder de trazer à memória a necessidade daquilo que a gente não anota. E, por isso, não lembra!

A Saara é, sem dúvidas, o melhor (e mais barato) shopping a céu aberto do planeta! Dizem que a 25 de Março de Sampa é ainda melhor. Não consigo acreditar. Há os que garantem que o Mercadão de Madureira oferece preços mais em conta. Será? Sou cliente fiel da Saara. Preciso de ferramentas, vou para lá. Quero comprar um produto de cabelo feito exclusivamente para cabeleireiros? O endereço é o mesmo. Para bugigangas, brinquedos e enfeites de aniversário, não há lugar melhor. Tem de ‘um tudo” naquele “muvucão”.

O melhor são as figuras que encontramos pelo caminho... Os marketeiros de plantão gritam as promoções do dia. Os seguranças das lojas se equilibram em banquinhos onde cabe somente metade de cada pé. O objetivo é ficar por cima para ver se não tem algum espertinho “malocando” algum artigo. Os chineses donos das lojas falam em um dialeto difícil de compreender. E os compradores com quatrocentas e cinquenta e três mil e vinte e quatro sacolas? Esses tampam a rua que ninguém mais passa, nem para lá nem para cá. É um exercício de paciência sob o calor fervente do Rio.

Mas para facilitar nossa vida, o maior centro comercial do Rio agora tem um site. Digamos que é um pouquinho feio e um tanto desatualizado, mas é bacaninha para o que se propõe. É possível encontrar referências dos estabelecimentos. As lojas são divididas por categoria: armarinhos, jóias, iluminação, roupas, foto e vídeo, flores artificiais, presentes, lingeries, etc. São 24 grupos de lojas, exibidas para os usuários com nome e endereço. Isso não é ótimo? Ninguém mais fica perdido por aquelas bandas.

Mas não é só no site que a gente vê a cara da Saara, não. O shopping popular, em todas as suas características, é tema do livro “Saara Rio de Janeiro”. Vários fotógrafos, entre eles minha amiga Thelma Vidales, fizeram os mais variados cliques nas ruas que compõem o centro comercial. O resultado é super legal! Vale a pena conferir.

Para quem interessar possa, o lançamento do livro será no dia 2 de fevereiro, às 18h30, na Livraria Travessa do CCBB. Obs: A capa do livro, que ilustra esse post, é da minha amiga Thelma Vidales (http://www.thelmavidales.com/). Arrasou!

1 comentários:

Sandréa Moraes disse...

Eu adoro o SAARA!
As vezes almoço em meia hora só para nos minutos restantes dar uma volta (literalmente. Entro pela Senhor dos Passos, vou até a Av. Passos, e volto pela Alfandêga...) por lá!
Bjs.

Postar um comentário

Comente esse post!