quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Escala da Transparência


Você sabe o que é IPC? É Índice de Percepção da Corrupção. O indicador, divulgado pela ONG Transparência Internacional, é medido em 180 países e verifica o nível de confiança da população de cada nação em suas instituições. Neste ano, o IPC mostrou a Nova Zelândia encabeçando a lista, na primeira posição, com nota 9,4. Boa média para o ‘boletim’ do país insular. Na outra ponta da lista, o país cujo governo menos desperta confiança do povo é a Somália.

E o Brasil, em que posição ficou nessa história? Em 75º lugar. Cinco pontos acima de sua colocação no ano anterior. Foi um avanço? É, vamos considerar que sim. Melhor que cair... Ainda há muito a melhorar. O Brasil é o terceiro melhor país sul-americano na relação. Entre os BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), grupo dos quatro principais países emergentes do mundo, o país do continente americano é o melhor colocado.

Apesar de estarmos bem na fita em relação a outros países, estamos na faixa dos ‘altamente corruptos’, segundo conclusões da pesquisa. Que triste... Esperamos que os governos municipais, estaduais e federais nos despertem sempre, e cada vez mais, confiança. Mas é preciso votar direito, com consciência, pesquisando e analisando prós e contras de cada candidato e cada partido. Não adianta nada votar ‘nas coxas’ e depois reclamar. E rumo ao primeiro lugar dessa lista!

2 comentários:

Anônimo disse...

infelizmente a cada dia acredito menos que será possivel fazer um Brasil sem corrupção.
Quando pesquisava para escrever a minha monografia li muito sobre a história do Brasil, em especial para entender a nossa extrema pobresa, sendo um país tõ rico.
Lendo, relendo e pesquisando... conclusões obvias, somos corruptos desde os nossos primórdios de Império, devemos desde os mesmos, e mudar essas concepções é o mesmo que mudar toda a história de um país. Mais da metade da nossa população no inicio da historia era de ex ladrões, os piores padres e a pior corte... os negros, com sua maioria escravos, forçando-os a ter reações absurdas, tais como agreções por defesa... somos filhos de putas, ladrões, somos filhos de uma corte suja, hipócrita e nogenta, somos filhos de etupros e violencias sexuais... e com toda essa violencia, conseguimos ser um povo "inocente", felizes e ricos em cultura, musica e representações... ainda somos calorosos, com tudo que nos arrancaram... eis o verdadeiro Brasil.

Alice

Érika Alves disse...

Nossa, Alice... Adorei o comentário. Realmente se voltarmos ao passado, a vergonha se manifesta com mais intensidade! Valeu pela aula! bjsss

Postar um comentário

Comente esse post!