sexta-feira, 19 de março de 2010

Sobre o MST

Tomei conhecimento de um blog alimentado por comunicadores e comunicadoras reunidos em defesa da reforma agrária. O post “Pesquisador dos EUA lança livro sobre o MST” destaca alguns trechos da obra “Combatendo a desigualdade social – o MST e a Reforma Agrária no Brasil”, do escritor Miguel Carter. Depois de pesquisar o movimento no Brasil por 20 anos, o autor assinou as seguintes frases, que merecem uma reflexão:

- O MST não é só um fenômeno rural. Por trás das suas marchas disciplinadas e do brilho de suas bandeiras vermelhas, há um fantasma que desafia as desigualdades seculares do Brasil.

- Apesar de muitos exageros, os temores provocados pelo Movimento são infundados. O MST subverte percepções, normas e costumes tradicionais. Ele perturba a “ordem natural das coisas”; expões, dá voz e canaliza as tensões subjacentes na sociedade brasileira.

- Alguns consideram essa agitação um anátema nacional, outros simpatizam com o seu impulso de ruptura com a ordem existente. Entre os últimos, muitos vêem no Movimento um poderoso símbolo e uma fonte de inspiração na luta por concretizar a promessa de igualdade de direitos e a plenitude da cidadania.

Fica aí o endereço do blog (para quem interessar possa): http://www.reformaagraria.blog.br/

2 comentários:

Pagu disse...

Boas Críticas, para euzinha, pouco fundada... enfim... acredito que o mst tem boas intensões e como muitas lutas, muitos aproveitadores... esses sujam a imagem do movimento, mas conheço pessoas boas, do bem... com intenções reais de fato...
para melhor repensarmos... um grupo de discução seria válido!!!
esse post por exemplo ´poderia ter uma grande repercução como akele da "educação moral e ecológica" assim trocariamos figurinhas;
bjs flor

Leonardo Costa disse...

Como já disse a você infelizmente o momento chegou....e passou
A luta é válida, mas hoje o poder econômico globalizado, na minha opinião, inviabiliza uma Reforma Agrária no Brasil.

Bjsss minha sereia

Postar um comentário

Comente esse post!