quarta-feira, 28 de julho de 2010

O polvo e o espetáculo

Voltando à Copa... O polvo Paul não apenas virou celebridade como ganhou uma camisa da Espanha com seu nome! Gente, a que ponto chega a espetacularização? Um polvo foi humanizado e virou o grande personagem da Copa. Tornou-se suvenir, garantiu dinheiro para muita gente, valorizou seu passe e agora e foi presenteado com um artigo do vestiário humano. Não, a blusa não tem oito mangas para braços. Digo, tentáculos.

Tem gente querendo comprar o molusco por um preço astronômico. O oráculo alemão virou papa, o pastor dos pastores, a Mãe Diná das águas. E o tal bichinho ficou horas e horas no ar nas emissoras de TV e ganhou páginas de quase todos os jornais impressos. Ele chegou a ganhar uma página especial na Wikipedia!

E viva o espetáculo da mídia. O povo vê, se diverte e não se pergunta: por quê? Como diria o teórico francês Guy Debord, “o caráter fundamentalmente tautológico do espetáculo decorre do simples fato dos seus meios serem ao mesmo tempo a sua finalidade.”

Famoso por sua obra A Sociedade do Espetáculo, ele disse que a sociedade está acorrentada, em contradição consigo mesma e em processo de aceitação passiva. Para ele, o espetáculo apresenta-se como algo grandioso, positivo, indiscutível e inacessível.

Ele atribui ao espetáculo uma única mensagem: “o que aparece é bom, o que é bom aparece”. E completa: “No mundo realmente invertido, o verdadeiro é um momento do falso.”

Debord está mais vivo que nunca, embora tenha falecido em 1994.

1 comentários:

Mari Freire disse...

Caraca, "o verdadeiro é um momento do falso". Nunca isso foi tão verdade...ou seria mentira? já nem sei mais.
bjo

Postar um comentário

Comente esse post!