terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ontem, hoje e amanhã

Nossa personalidade é formada, decomposta e transformada a cada minuto. Temos diferentes percepções das pessoas, do meio, das relações. Da vida. E isso nos enriquece ao mesmo tempo em que nos deixa mais questionadores. E como é bom questionar!

Nada melhor que descobrir que pensamos hoje diferente do que pensávamos ontem. Se não mudássemos de opinião, imaginem que tédio seria a vida. E isso não significa não ter personalidade. Muito pelo contrário! Encontramos subsídios para construirmos esse tal “caráter essencial e único”. É a vida social que nos permite essa edificação do ser. As relações desvendam medos, anseios, complexos, dores, aspirações e preferências.

Enfim... Tudo isso veio à minha cabeça depois que recebi da minha amada mãe um desses e-mails fofos que recebemos sempre de pessoas queridas, mas que nem sempre damos a atenção merecida. Confesso que dificilmente leio esse tipo de mensagem. Dessa vez, mudei de opinião. E li. Não me arrependi. Não só levei tempo lendo o correio, como levei mais tempo escrevendo sobre ele. E não foi tempo perdido, não. De jeito nenhum. Valeu muito à pena... Vejam só que pequeno texto profundo:

“Três coisas na vida que depois de passarem não voltam: tempo, palavras e oportunidades. Três coisas que podem destruir uma pessoa: raiva, orgulho e não perdoar. Três coisas que nunca devemos perder: esperança, paz e honestidade. Três coisas que são valiosas: amor verdadeiro, família e amigos. Três coisas que nunca podem ser dadas como certas: fortuna, sucesso e sonhos. Três coisas que fazem uma pessoa ser digna: compromisso, sinceridade, trabalho honesto.”

Read more...

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Tudo ruim é bom!

Sentir raiva é bom para a pressão arterial. Ouvir música alta faz o cérebro trabalhar melhor. Não se preocupar tanto com a limpeza da casa evita asma. Ficar estressado melhora o aprendizado e a memória. Ficar à toa garante mais anos de vida.

Não. Eu não enlouqueci. Também não estou me achando uma conhecedora de variados comportamentos que pode ditar regras. Essas conclusões esquisitas não são minhas. Eu juro! São de universidades internacionais, que estudam anos e anos para mostrarem que o resultado de 1 + 1 não é 2, como a tia da alfabetização ensinou.

Como acreditar, a essa altura da vida, que a química de produtos de limpeza é pior que que os ácaros da poeira? Quer dizer que limpo minha casa à toa? rs... Brincadeirinha!

Música alta demais é bom? Nada. Só me estressa. O único estímulo que me causa é: aumenta minha vontade de dar um murro na caixa de som! Ah, esqueci que, ao contrário do que todos os médicos, psicólgos e psiquiatras dizem, estresse agora passou a ser legal.

Segundo esses pesquisadores, a gente aprende melhor quando está estressado. Fala sério! Imagine 5 vascaínos cantando ao meu lado, mais 3 diferentes músicas de rock progressivo tocando simultaneamente, mais a Joelma do Calipso dançando na minha frente e jogando aquele cabelo para tudo quanto é lado? Com todo esse estresse eu consigo estudar o quê? Loucura. Preciso de silêncio absoluto para ler, estudar e aprender.

Não acreditou em mim, né? Então clique aqui para ver o site onde estão todas essas informações. Moral da história: os especialistas só nos deixam mais loucos. Hoje é A. Amanhã é B. Depois de amanhã vai ser 2A + 4B : A/B. Fazer o quê? rs...

Read more...

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Escravos do upgrade

Lançaram agora um sistema (iPoint 3D) que lança para fora da tela ou do monitor objetos virtuais, que são virtualmente gerados e podem ser virtualmente enxergados e virtualmente tocados em 3 dimensões! Qual é a utilidade desse troço tão virtual?
Gente, as pessoas enlouqueceram! É tecnologia digital para tudo o que é lado. É robô que parece gente, é nano receptor, é celular que só falta viver por você. É tanto aparato digital que me pergunto: será que vamos morrer se ficarmos fora desse esquema? Mais uma vez uso o blog para deixar essa interrogação na nossa cabeça!

Quando a tecnologia facilita a comunicação, as relações, os trabalho, a medicina, as pesquisas, é muito bem-vinda. Mas quando não tem utilidade, por que existe?

O ser humano é muito engraçado. Inventa umas coisas por inventar. E essas coisas dão certo, viram moda, geram estilo e se transformam em necessidades! rs... E a gente acaba acreditando que realmente precisa desses bagulhos hi tech.

Read more...

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Aborrecentes...

Nesta terça-feira, vi uma adolescente louca, enfurecida, gritando ao celular. Ela devia ter uns 14 anos e brigava com alguém do outro lado da linha, fazendo um escândalo. De repente, ela disse: "ESTOU AQUI, 'MÃE'! É SÓ VOCÊ ATRAVESSAR!!!"

Sim, ela estava berrando com a mãe! Sem o menor pudor. Eu estava parada, esperando o sinal fechar para para atravessar. A 'descontrolada teen' chamou a minha atenção e a das 30 pessoas que estavam ali, junto comigo, aguardando o sinal mudar de cor.

Fiquei bem assustada com aquele desrespeito todo. Desnecessário. Grosseiro. Não sou mãe, mas sei que não se fazem mais filhos como antigamente. Ela falava com a mãe como se estivesse falando com a pior pessoa do planeta!! Com nojo, com raiva, com impaciência.

Todo mundo viu que a mãe (coitada!) estava do outro lado da calçada, tentando enxergar a filha. Fiquei chocada! Mais chocada ainda com a reação da mãe que, quando viu a filha, depois de todo aquele escândalo, deu um simples sorriso. Como é que pode? Passei a manhã pensando nisso...

Esses adolescentes rebeldes estão se proliferando, igual a mosquito da dengue no verão! Caraca... Tolerância zero! rs...

Read more...

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Informalidade do samba

Estive na Portela, em mais uma noite de disputa de sambas. Senti, mais uma vez, aquela energia ímpar da quadra da azul e branco de Madureira. Ao chegar na rua, o clima começa a ser formado. Botecos simples, cerveja e muita simplicidade. Não há nada melhor... Parei em barzinho para comer uma pizza brotinho. No mesmo bar, havia flipper, pizza, cachorro perambulando a mesa, cadeiras enferrujadas, e gente bamba do samba! Companhias sempre boas...

Depois de forrar o estômago, parti para a quadra. Na entrada, aqueles seguranças que são gente como a gente. Lá dentro, ir ao banheiro é um ritual interessante, um pouco parecido em todas as escolas do grupo especial. Espelho largo e portas de madeira, daquelas que mal conseguimos fechar. Logo na porta de entrada, uma senhorinha entrega um pequeno pedaço de papel higiênico para cada uma que entra. Detalhe: para secar as mãos, não rola um 'plus' de papel. Para quê? Como transpiramos no samba, não há necessidade de ficar com as mãos tão secas... Essa escassez de papel é característica das quadras. Engraçado, né?

Enfim... Entra na casinha uma mulher agarrada ao seu chocalho para passar um batom e ficar mais linda antes de se juntar a outros ritmistas da bateria. Em seguida, adentra uma loira enorme, em cima de um salto 20 e as fortes coxas dignas de uma passista! Mulheres de mil tipos. Todas juntas. Para sambar muito... E renovar as energias. Dá-lhe Portela!

Para os que curtem, aí vai parte do samba de 'esquenta' da Portela, que arrepia sempre!

Portela
eu nunca vi coisa mais bela
quando ela pisa a passarela
e vai entrando na avenida
parece a maravilha de aquarela que surgiu
o manto azul da padroeira do Brasil
nossa senhora aparecida
que vai se arrastando
e o povo na rua cantando
é feito uma reza, um ritual
é a procissão do samba abençoando
a festa do divino carnaval

Read more...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Do deboche ao heavy metal

A notícia do momento é: Luiz Caldas vai gravar heavy metal! Sim, ele é aquele baiano de cabelos compridos que se apresentava nos programas da tarde nos anos 80. O cara inventou um ritmo chamado deboche, que misturava pop, reggae, toques caribenhos, ijexá, frevo e samba! Caraca, isso é possível? Ele é também o inventor de : "Pega ela ai, pra que? Pra passar batom. Que cor? De framboesa... na boca e na bochecha". Lembrou?

Depois dessa pérola, o cantor deu uma sumida. Mas reapareceu agora e vai gravar 10 discos de uma só vez! Não só um, mas 10! Entre eles, um de heavy metal! rs...

Os metaleiros que se cuidem, porque Luis Caldas pode roubar o espaço de algumas bandas do gênero de rock... Profecias mostram que ele estará no palco do próximo Rock in Rio, no dia mais pesado do evento. Ao mesmo tempo, estará nas micaretas mais bombantes do país. Também nos encontros ripongas de reggae, entre um tapa e outro... O cara é multi! O exemplo vivo da pós modernidade!

A curiosidade paira no ar... Como eu queria ouvir essas novidades!

OBS: Confesso que, por um momento, achei que ele era o criador do "Aaaadocica, meu amor, adocica". Mas aí lembrei que lambada era com o Beto Barbosa. Hahahahaha... confundi!

Read more...