sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Informalidade do samba

Estive na Portela, em mais uma noite de disputa de sambas. Senti, mais uma vez, aquela energia ímpar da quadra da azul e branco de Madureira. Ao chegar na rua, o clima começa a ser formado. Botecos simples, cerveja e muita simplicidade. Não há nada melhor... Parei em barzinho para comer uma pizza brotinho. No mesmo bar, havia flipper, pizza, cachorro perambulando a mesa, cadeiras enferrujadas, e gente bamba do samba! Companhias sempre boas...

Depois de forrar o estômago, parti para a quadra. Na entrada, aqueles seguranças que são gente como a gente. Lá dentro, ir ao banheiro é um ritual interessante, um pouco parecido em todas as escolas do grupo especial. Espelho largo e portas de madeira, daquelas que mal conseguimos fechar. Logo na porta de entrada, uma senhorinha entrega um pequeno pedaço de papel higiênico para cada uma que entra. Detalhe: para secar as mãos, não rola um 'plus' de papel. Para quê? Como transpiramos no samba, não há necessidade de ficar com as mãos tão secas... Essa escassez de papel é característica das quadras. Engraçado, né?

Enfim... Entra na casinha uma mulher agarrada ao seu chocalho para passar um batom e ficar mais linda antes de se juntar a outros ritmistas da bateria. Em seguida, adentra uma loira enorme, em cima de um salto 20 e as fortes coxas dignas de uma passista! Mulheres de mil tipos. Todas juntas. Para sambar muito... E renovar as energias. Dá-lhe Portela!

Para os que curtem, aí vai parte do samba de 'esquenta' da Portela, que arrepia sempre!

Portela
eu nunca vi coisa mais bela
quando ela pisa a passarela
e vai entrando na avenida
parece a maravilha de aquarela que surgiu
o manto azul da padroeira do Brasil
nossa senhora aparecida
que vai se arrastando
e o povo na rua cantando
é feito uma reza, um ritual
é a procissão do samba abençoando
a festa do divino carnaval

1 comentários:

Pagu disse...

"Portela
eu nunca vi coisa mais bela"
Tenho uma grande dificuldade de escolher escola de samba, gosto tanto, vejo tanto, é tudo tão difícil, a barriga da aquelas sensações de bolhas fazendo cocegas, é uma coisa extraodinária!!

Saudades de vc nega !
bjs

Postar um comentário

Comente esse post!