segunda-feira, 20 de julho de 2009

A hora do blog empresarial

As empresas públicas e privadas estão criando blogs atrás de blogs. Muitas empresas privadas, moderninhas por natureza, seguem as tendências do mercado e tentam conquistar clientes por vários meios, usando intensivamente as redes sociais e a galera que não respira sem internet.

Mas várias empresas públicas, onde a burocracia ao cubo atrasa alguns avanços de comunicação, também estão querendo entrar no conceito de web 2.0 sem antes passarem pela web 1.0 com eficácia. Não dá para pular etapas. Também não dá para não entrar nas redes. Que dilema!

Em empresas acostumadas com informativos de papel e documentos que passam de mesa em mesa, colecionando assinaturas e “de acordos”, é preciso primeiro fortalecer o uso da intranet como ferramenta de trabalho e como principal fonte de informação. Depois disso, aos poucos, é necessário inserir funcionalidades características da web colaborativa, como comentários, avaliação de notícias, fóruns e enquetes.

Assim, os consumidores da web 1.0 aos poucos se tornarão usuários instrumentalizados da web 2.0. A intranet corporativa da companhia vai gradativamente se tornar mais democrática e colaborativa. No fim das contas, a adesão será mais intensa, a inclusão será mais reconhecida e os resultados da comunicação finalmente aparecerão.

1 comentários:

Mari Freire disse...

Querida amiga, vc me deu ânimo de tb fazer um blog pra mim. E como pode jornalista não ter blog??? não dá....
Já que escolhemos comunicar, vms aos riscos.
Adorei o espaço, mas acho que o layout ainda não está tão tão parecido com vc. Adorei o conteúdo (de repente foi proposital, né?!).
Grande bjo, Mari!

Postar um comentário

Comente esse post!