segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Internalizar ou externar informações?

Blog... Para quê? Twitter... Por quê? Facebook... É, ainda não tô nessa. Tudo bem, estou atrasada. Mas, peraí? Atrasada para quê?

Que liberdade fingida a tecnologia oferece, né? Estamos cada vez mais aprisionados. Quem não tem blog não entra na 'patota' (ainda se usa essa palavra, ou eu também estou atrasada nesse quesito?). Quem não anda twitando com a Xuxa, também está por fora. Ops! Dei bobeira de novo. Alguém me disse que a loira não está mais no Twitter. Estou mesmo atrasada. Não acompanho essa velocidade.

E minha cabeça ficou cheia de interrogações 'digitais' depois de assitir a uma palestra de Derrick de Kerckove, o fã número zero de Marshall McLuhan. Ele esteve no Brasil na noite desta segunda-feira (31/8), mais especificamente no Leblon, para falar sobre entretenimento e as novas tecnologias de informação, no Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea.

Derrick levantou uma bola : Antes, as obras literárias chegavam para nossa internalização. Nós, leitores, imaginávamos o cenário, os personagens, o caminhar da história. Criávamos no nosso imaginário os contornos de cada pedacinho do romance. Agora, externamos a nossa imaginação ao invés de internalizarmos. Tudo mudou... Para mim, porém, é difícil enxergar a barreira que marca essa divisão entre as diferentes lógicas mentais.

Hoje temos a inteligência distribuída, em diferentes meios... Somos um milhão de perfis com as mesmas características. Somos avatares e pessoas. Somos de mentira e de verdade. Multitarefas! Somos robôs, mágicos, ciberhomens ou sei lá o que. Somos! Simplesmente somos. Porque temos que ser. Ou as tecnologias nos engolem... Será?

4 comentários:

Pagu disse...

É Flor.. eu então estou totalmente fora msm.. pq não entendo este mundo informatizado.. e o pior enjoou dele... estou super feliz com o blog, mas não sei até quando!!!
fico enjoada com o orkut.. alias.. orkut já era neh?
twitter? nunk entendi como funciona.. como assim twittar.. rsrsrs...
até qnd meu Deus? até quando?
Quero blues e poesia, praia e cachoeira, pessoas do bem cantando musicas que nos fazem bem.. sóbrias ou não... porem do bem...

Paz...Amo vc

Anônimo disse...

Falou e disse, Alice. Nada melhor que o contato pessoal. Mas de uma forma ou de outra, o contato pessoal muitaz vezes é incentivado pelo contato virtual... É um paradoxo. Para pensarmos sempre. bjssssss

Carol Gouveia disse...

E o pior de tudo (ainda tem pior!) é a grande exposição a que as pessoas se submetem na rede. No twitter, por exemplo, as pessoas twittam para dizer que chegaram no trabalho, que estão saindo, o nome do restaurante onde vão almoçar naquele dia. Quer dizer, tá se tornando um jogo até perigoso! E sim, patota é quase como falar estripulia!! hahahaha Semana passada foi minha vez de demonstrar a idade. Agora é a sua!
bjs

Érika Alves disse...

Massa seu comentário, Tuta! E que comentário... Mulher inteligente é tudo, né? rs...
Sou a favor da tecnologia digital, sim. Mas questiono algumas funções desnecessárias que elas criam e nos fazem acreditar que são fundamentais. Entendo, também, que o principal objetivo de muitas ferramentas é o entretenimento puro e simples. E nada contra o entretenimento. Mas acho que transformamos o entretenimento em obrigação, em necessidade, não rola. As pessoas possuem preferências a diferentes tipos de entretenimento. Tem o cara que gosta da cervejinha com os amigos em casa, o que gosta de ir jogar futevôlei na praia, o que curte assistir Altas Horas ao invés de ver um filme... Mas a internet está impondo que todos têm que curtir fazer parte de orkut, myspace, facebook, etc... E eu também sou escrava dessas coisas, sou influenciada também. Apenas me questiono de vez em quando. É sempre bom... Enfim, viva a tecnologia útil! bjssss. ;-)

Postar um comentário

Comente esse post!